Sábado, 3 de Maio de 2008

Crónica 1 de Maio - Jornal de Amarante

Última crónica publicada no Jornal de Amarante pelo grupo.

 


publicado por amarante_csg às 12:31
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De rabilo a 7 de Maio de 2008 às 19:25
Sobre o artigo "barragem destruidora":
Só por si é de louvar o debate em torno da questão, contrariando assim a tendência (burilada ao longo de vários anos por um sistema de ensino que não privilegia o saber pensar e criticar) instalada, sobretudo por parte do que deduzo ser um grupo de jovens alunos ainda não manipulados por interesses menores..
Mas, mais prioritário do que discutir se a barragem vai de facto ser ou não ser "destruidora" (eu, habitante de Amarante acredito que não, de maneira nenhuma)interessa discutir o que é que de facto vai ser destruído, porque , de facto, muito pouco há para ser destruído. A qualidade da água? qual qualidade. Vexas têm ideia da carga poluente que chega à cidade de Amarante e do somatório da que esta (Amarante) adiciona e que vai direitinha para as zonas a jusante?
Facto 1: a ETAR de Celorico está "entupida" há anos e sem manutenção. Resultado: debita directamente tudo o que é esgoto industrial e doméstico para o rio e para as torneiras de vossa e minha casa.
Facto 2: já se esquecerem das recorrentes descargas de gasóleo/gasolina que a incúria de poucos e a permissividade de muitos permite que continuem a acontecer dentro da própria cidade?
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Sobre o artigo "barragem destruidora": <BR>Só por si é de louvar o debate em torno da questão, contrariando assim a tendência (burilada ao longo de vários anos por um sistema de ensino que não privilegia o saber pensar e criticar) instalada, sobretudo por parte do que deduzo ser um grupo de jovens alunos ainda não manipulados por interesses menores.. <BR>Mas, mais prioritário do que discutir se a barragem vai de facto ser ou não ser "destruidora" (eu, habitante de Amarante acredito que não, de maneira nenhuma)interessa discutir o que é que de facto vai ser destruído, porque , de facto, muito pouco há para ser destruído. A qualidade da água? qual qualidade. Vexas têm ideia da carga poluente que chega à cidade de Amarante e do somatório da que esta (Amarante) adiciona e que vai direitinha para as zonas a jusante? <BR>Facto 1: a ETAR de Celorico está "entupida" há anos e sem manutenção. Resultado: debita directamente tudo o que é esgoto industrial e doméstico para o rio e para as torneiras de vossa e minha casa. <BR>Facto 2: já se esquecerem das recorrentes descargas de gasóleo/gasolina que a incúria de poucos e a permissividade de muitos permite que continuem a acontecer dentro da própria cidade? <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Facto3</A> : desço regularmente, em kayak , o rio, desde o parque florestal até ao Marco. Vexas têm ideia do fluxo de poluentes que drenam para o Tâmega ao longo deste percurso, com o esgoto do parque aquático em destaque? Convido-os a um passeio "ecológico" comigo rio abaixo... <BR>Façam o favor de , primeiro, não "assassinar" o rio e só depois terão direito a falar em "barragens destruidoras". Destruidoras de quê?


De amarante_csg a 12 de Maio de 2008 às 19:19
o facto de termos comentado o processo em torno da barragem e do possível colapso ambiental consequente da sua construção vem no seguimento de uma sessão de esclarecimento dada por engenheiros especializados nos paços da câmara. neste artigo exposemos as conclusões e todos os argumentos utilizados pelos estudiosos no assunto e nao lhe demos nenhum caracter subjectivo. as conclusões sobre a poluição no rio serão aprensentadas quando forem feitas as análises microbiológicas que programamos. agradecemos o comentário, pois é com a opinião dos nossos leitores que crescemos, mas frisamos novamente que este artigo é isento de qualquer opinião por nós formada sobre o assunto

O GRUPO AMARANTE_CSG


De rabilo a 12 de Maio de 2008 às 21:23
Congratulo-me para já pelo facto de Vexas estarem atentas e terem o bom gosto de responder aos comentários. Não querendo nem transformar este meio num diálogo inconsequente, nem esgotar a questão, comentaria o Vosso comentário dizendo (e desculpar-me-ão a imodéstia) que também eu sou engenheiro- agrónomo- o que, não resultando em especialista da matéria rios-barragens, me permite ter uma visão porventura mais "biológica" e quiça, enriquecedora para o reconhecimento de problemas e procura de soluçôes. Neste breve contexto, reafirmo a necessidade de, antes de se apontar qualquer dedo para qualquer consequência da futura barragem, primeiro identificar/catalogar o que se tem, o que se julga ter e o que não se tem de facto, antes de se criarem falsos fantasmas na opinião pública.


De amarante_csg a 12 de Maio de 2008 às 22:15
consideramos extremamente saudável a discussão em torno da construção da barragem, visto que é um assunto ainda envolto em muito névoa (um grave erro, dado que o concurso para a construção já foi lançado). temos de analisar o contexto em que a barragem é construída, pois insere se num plano que prentende aumentar a produção de energia por fontes de energia renovável. a poluição do rio já é por si um grave problema, mas certamente que a barragem o agravará. entretanto, agradecemos o convite feito por v.exa já que nao agradecemos no comentário anterior.


Comentar post

.Quem somos

Alunos do Colégio de São Gonçalo, 12º ano, de Ciências e Tecnologias a participar no Concurso Nacional de ideias "Cidades Criativas" - reflexão e estudo sobre as cidades portuguesas . Helena Melo, Ricardo Silva, Marlene Ribeiro, Rita Magalhães, Sara Carvalho

.Novembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. "Na era da criatividade, ...

. Exposição Cidades Criativ...

. Exposição Cidades Criativ...

. Exposição Cidades Criativ...

. Editorial "Jornal de Amar...

. O nosso projecto em númer...

. "Diário dos cinco/CC" - C...

. Crónica 2.6.08 - "Diário ...

. Crónica 26.5.08 - "Diário...

. Nós estivemos lá!

.tags

. todas as tags

.links

.arquivos

. Novembro 2008

. Setembro 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.posts recentes

. "Na era da criatividade, ...

. Exposição Cidades Criativ...

. Exposição Cidades Criativ...

. Exposição Cidades Criativ...

. Editorial "Jornal de Amar...

. O nosso projecto em númer...

. "Diário dos cinco/CC" - C...

. Crónica 2.6.08 - "Diário ...

. Crónica 26.5.08 - "Diário...

. Nós estivemos lá!

.pesquisar